Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Astronauta mais velho da Nasa retorna à Terra no dia em que completa 70 anos 4p6358

Don Pettit ou sete meses em missão na Estação Espacial Internacional 2r3k6u

20 abr 2025 - 11h44
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O astronauta mais velho da Nasa, Don Pettit, retornou à Terra no dia de seu 70º aniversário após sete meses na Estação Espacial Internacional, onde conduziu pesquisas inovadoras.
Astronauta mais velho da Nasa retorna à Terra no dia em que completa 70 anos:

O astronauta mais velho da Nasa, Don Pettit, retornou à Terra neste domingo, 20, após uma missão de sete meses no espaço. O retorno aconteceu no dia em que Pettit completa 70 anos de idade. 1h68v

O astronauta norte-americano participava de uma expedição na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) junto com dois colegas russos, Alexey Ovchinin e Ivan Vagner. Os astronautas pousaram pela manhã na cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.

Segundo a agência espacial norte-americana, Pettit está ando por exames médicos de rotina e depois voltará para o Centro Espacial Johnson, em Houston, nos Estados Unidos. Ele está se sentindo bem e está dentro dos parâmetros esperados de bem-estar.

Astronauta Don Pettit retorna à Terra após sete meses de missão no espaço
Astronauta Don Pettit retorna à Terra após sete meses de missão no espaço
Foto: Divulgação Nasa / Estadão

"Durante seu tempo a bordo da estação espacial, Pettit conduziu pesquisas para aprimorar a capacidade de impressão 3D de metais em órbita, desenvolver tecnologias de higienização da água, explorar o crescimento de plantas sob diferentes condições hídricas e investigar o comportamento do fogo em ambiente de microgravidade, tudo contribuindo para futuras missões espaciais", explicou a Nasa em comunicado.

A agência destacou ainda que, durante seu tempo livre na Estação Espacial Internacional, o engenheiro de voo cativou o público com suas fotografias.

Os astronautas foram lançados ao espaço em setembro de 2024. Durante a missão, eles completaram 3.520 voltas ao redor da Terra, ao longo de 220 dias. Somado esse período, Pettit acumula 590 dias em órbita, em quatro viagens ao espaço.

Há cerca de 25 anos a ISS funciona como um centro de pesquisas e testes. Na sexta-feira, antes de retornar à Terra, o russo Ovchinin entregou o comando ao astronauta japonês Takuya Onishi.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade