Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

iOS 19: Novo sistema operacional do iPhone já tem data para ser lançado; saiba quando c1c1b

Apple apresenta a nova versão do sistema durante a conferência WWDC25 68381i

21 mai 2025 - 14h03
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo sistema operacional iOS 19 pode ser lançado em setembro deste ano
Novo sistema operacional iOS 19 pode ser lançado em setembro deste ano
Foto: Guilherme Guerra/Estadão / Estadão

A Apple confirmou a realização do seu principal evento de desenvolvedores, o Worldwide Developers Conference (WWDC25), onde historicamente a companhia revela a nova versão do iOS. Neste ano, o iOS 19 deverá ser apresentado em 9 — a conferência será transmitida ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília) nos canais oficiais da empresa c4m4s

A apresentação do novo sistema promete marcar a estreia de uma das atualizações mais aguardadas do iOS, que, de acordo com Mark Gurman, repórter de tecnologia da Bloomberg, trará um redesenho completo da interface e novidades em inteligência artificial (IA).

Como de costume, logo após a abertura da palestra principal, com o anúncio das principais novidades em seus aparelhos, a Apple vai realizar a sessão Platforms State of the Union, voltada especialmente para desenvolvedores, com uma análise técnica das principais ferramentas e APIs que serão introduzidas nos novos sistemas. Esta segunda transmissão acontece no mesmo dia, às 17h (horário de Brasília), e estará disponível nas plataformas Apple Developer.

A expectativa é de que a Apple aproveite o evento para alinhar seus sistemas, iOS, iPadOS e macOS, em uma única linguagem visual inspirada no VisionOS, software utilizado nos óculos de realidde mista da companhia. A chegada oficial da atualização aos usuários deve ocorrer em setembro, junto com o lançamento do iPhone 17.

O que muda no iOS 19? x356e

Apontado por analistas como a maior reformulação visual desde o iOS 7, lançado em 2013, o iOS 19 pode trazer uma nova identidade visual inspirada no VisionOS, presente nos óculos de realidade mista da Apple. A proposta é tornar ícones, janelas e menus mais modernos e consistentes, com maior uso de efeitos tridimensionais e elementos circulares.

Além do novo design, a atualização deve focar em melhorar a usabilidade e integração entre dispositivos Apple. A ideia é oferecer uma navegação mais fluida e intuitiva, com ajustes finos na lógica de controle e na forma como os usuários interagem com os aplicativos. A interface redesenhada será adotada também no iPadOS 19 e no macOS 16, embora cada sistema continue independente.

Outro destaque é a integração com recursos de IA, ainda que parte dessas funcionalidades possa ser adiada, como já ocorreu com a versão anterior do sistema. A nova versão da Siri, baseada em IA generativa, promete ser mais contextual e eficiente, mas pode ter seu lançamento dividido em fases.

A Apple também deve estrear no iOS 19 um novo recurso de tradução simultânea, compatível com os AirPods, voltado especialmente para viagens e reuniões. A função, se confirmada, marcará um avanço na experiência multimodal oferecida pela empresa.

A atualização seguirá o modelo de implementação gradual adotado nos últimos anos. Isso significa que nem todos os recursos estarão disponíveis logo na primeira versão, possivelmente a ser liberada em setembro, a Apple deve lançar novidades ao longo dos meses seguintes, por meio de updates menores.

Quais iPhones não vão receber o iOS 19 n3e2w

Como acontece anualmente, alguns modelos mais antigos de iPhone deixarão de ser compatíveis com o novo sistema. Segundo informações obtidas por veículos especializados, o iOS 19 não será disponibilizado para os modelos lançados entre 2018 e 2020, como o iPhone XR, XS, XS Max e o SE de segunda geração.

A justificativa está relacionada ao desempenho necessário para rodar os novos recursos, especialmente os ligados à IA e ao redesenho da interface. Esses aparelhos, embora ainda em uso por muitos consumidores, já apresentam limitações técnicas frente às demandas da nova geração de sistemas.

Já os modelos lançados a partir do iPhone 11 deverão receber a atualização. No entanto, nem todos terão o aos recursos completos, funcionalidades baseadas em IA, por exemplo, serão restritas ao iPhone 15 Pro, 15 Pro Max e à linha do iPhone 16.

A Apple também deve encerrar o e oficial para atualizações nos modelos do iPhone 13 e anteriores a partir de 2026. A medida, segundo a empresa, visa garantir maior estabilidade e segurança aos usuários dos aparelhos mais recentes.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade