Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A opinião de Ian Gillan sobre 'Born Again', seu único disco com o Black Sabbath 5m632

Vocalista do Deep Purple fala o que pensa do pesado álbum lançado em 1983 e que costuma gerar debates acalorados entre os fãs 501c3k

22 mai 2025 - 13h25
Compartilhar
Exibir comentários
Ian Gillan, no Black Sabbath, em 1983
Ian Gillan, no Black Sabbath, em 1983
Foto: Larry Busacca / WireImage / Rolling Stone Brasil

Born Again (1983), único disco do Black Sabbath com Ian Gillan nos vocais, costuma gerar debates acalorados entre os fãs. Há quem ame e quem odeie o álbum, devido à sua sonoridade abafada. 3a4l73

Mas e o vocalista, o que pensa a respeito? Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, Gillan, que estará no Brasil com o Deep Purple em junho para se apresentar no festival Best of Blues and Rock 2025, deu seu veredito.

Ele disse:

"Acho as músicas ótimas. Só achei (o som) ridículo. A mixagem ficou absurda. Um dia, o engenheiro desapareceu do estúdio. E alguém assumiu. Não vou dizer quem, porque o baixista [Geezer Butler] deve permanecer em segredo. Mas acho que foi remixado e só dava para ouvir o grave. Se você já viu o filme This is Spinal Tap (1984), essa é a história de Born Again. A moça da gravadora ou o assessor de imprensa disse ao empresário: 'Não dá para tocar'. E foi exatamente isso que aconteceu. O nível do grave era tão alto que não dava para tocar no rádio. Havia sido logo depois do surgimento da música digital. Então, as pessoas ainda usavam agulhas. E era impossível."

De fato, ao longo dos anos Ian Gillan sempre demonstrou descontentamento com a produção — e a capa com um "bebê maldito" — de Born Again. O cantor garante que quando gravaram as músicas, elas soavam melhores.

Ele lamenta que o resultado final não faça jus ao nível das composições — a ponto de Tony Iommi já ter dito várias vezes que pretende remixar o disco.

"Eu tenho uma fita cassete com uma mixagem do retorno que é 10 vezes melhor que o som do álbum. Se eles vão remixar, é um pouco tarde. Mas sim, provavelmente para aficionados, colecionadores ou algo assim… não sei. Mas tem algumas músicas lá que eu realmente acho ótimas."
Black Sabbath com Ian Gillan em 1984 -
Black Sabbath com Ian Gillan em 1984 -
Foto: Chris Walter / WireImage / Rolling Stone Brasil

Ian Gillan fala de seus tempos no Black Sabbath 2w231e

Sobre o velho parceiro guitarrista, Gillan é só elogios. O vocalista do Deep Purple, que logo após a turnê de Born Again deixou o Black Sabbath justamente para se reunir com sua banda original, guarda ótimas lembranças dos tempos com Tony Iommi e companhia:

"É sempre uma alegria compor com Tony e certamente nos divertimos muito fazendo o disco. Tem uma música lá chamada 'Trashed', que foi composta no dia seguinte ao que quer que esteja por trás da história. Foi uma época fantástica. Eu curti a turnê. Foi a festa mais longa em que já estive. Durou um ano. Acho o álbum realmente ótimo. Sempre é tempo. Sempre reconhecemos o fato de que Ozzy (Osbourne) é o vocalista do Black Sabbath. E as pessoas se identificaram com isso. Então foi uma situação meio híbrida e estranha. Mas, no geral, graças a Deus eles vão remixar."

O desconforto com o período 1q402m

Dentre outras curiosidades da fase Ian Gillan no Black Sabbath, uma envolve um clássico imortal do Deep Purple: "Smoke on the Water". Durante a turnê para divulgação de Born Again, essa música foi incluída no repertório do Sabbath, algo no mínimo curioso.

No entanto, revisitar esse hino de sua à época ex-banda parece ter incomodado Gillan menos do que cantar as canções gravadas por Ozzy Osbourne. O vocalista relembrou à rádio Rock FM (via site Igor Miranda):

"Além das músicas de Born Again, tínhamos que apresentar nos shows as que eles fizeram com Ozzy. Nunca me senti confortável, embora elas fossem ótimas e eu conseguisse cantá-las. Mas não sou ele, não parecia o certo."

Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história 4l4v61

Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.

+++ LEIA MAIS: A inspiradora reflexão de Ian Paice (Deep Purple) sobre envelhecer tocando bateria

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, Deep Purple ou Led Zeppelin: quem é mais importante segundo Ian Gillan

+++ LEIA MAIS: A música do Deep Purple mais difícil de se cantar segundo Ian Gillan

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade