Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fátima Bernardes fala da síndrome do ninho vazio: 'Falta de sentido' 5j1m5i

Apresentadora é mãe dos trigêmeos Laura, Beatriz e Vinícius, frutos do casamento com William Bonner 2vc10

22 abr 2025 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários
Fátima Bernardes com os trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz
Fátima Bernardes com os trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz
Foto: Reprodução/Instagram

Patrícia Poeta recebeu Fátima Bernardes no "Encontro" desta terça-feira, 22, e a apresentadora relembrou momentos marcantes da trajetória na TV Globo, em celebração aos 60 anos da emissora. 6r6o17

Durante a conversa, Patrícia Poeta compartilhou com o público que, nos bastidores do jornalismo, ela e Fátima trocavam confidências sobre a maternidade enquanto se preparavam para entrar no ar. Atualmente, Fátima Bernardes vive uma nova fase pessoal com a saída dos filhos de casa.

Mãe dos trigêmeos Beatriz, Vinícius e Laura, de 28 anos, frutos de seu casamento com William Bonner, ela falou sobre a síndrome do ninho vazio.

"Não encaixava em nada do que tinha lido sobre ninho vazio. Não era uma pessoa sem amigos, não tinha sintoma físico de depressão, mas sentia, de vez em quando, uma falta de sentido. Por mais que tivesse trabalhado muito, a maternidade era algo que quis, busquei e, de repente, você precisa reorganizar o meu tempo.", contou.

Fátima disse que por um momento, a ensação era que tava com o dia muito livre. "Mas fazia tanta coisa para suprir a falta, que parecia que tava sem tempo. Dois filhos foram morar fora, a Beatriz foi morar a um quilômetro de mim, mas ficou eu e a casa. Não é fácil, mas tem horas que é muito bom ter o seu dia para organizar as suas coisas, vai se acostumando. E a hora que voltam para visitar, ear, é ótimo. Estou orgulhosa de ver os três tocando a vida deles sozinhos", completou.

O que é síndrome do ninho vazio? 11408

A síndrome do ninho vazio é uma expressão empregada para descrever um sentimento de tristeza excessiva, de falta, de solidão, de perda do sentido da vida, que alguns pais experimentam quando os filhos saem de casa para começarem a viver suas vidas, para irem morar sozinhos, para casarem, para irem morar fora do país.

"Alguns pais experimentam uma desmotivação, uma falta de energia, uma diminuição da autoestima. Algumas vezes alteração do sono, do apetite e que podem se transformar até, caso seja por um tempo prolongado, em uma depressão", explica a psicanalista Ana Gabriela Andriani, mestre e doutora pela Unicamp.

Segundo a profissional, essa questão da diminuição da autoestima, tem a ver quando um pai ou uma mãe sente que deixou de ser útil.

"A vida deles tinha sido em sua maior parte destinada a cuidar desses filhos e uma vez que eles não estão mais em casa, os pais acham que perderam a sua utilidade e que perderam o sentido das suas vidas".

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade