Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Não tomei um copo d'água por 12 anos", diz Duff McKagan, do Guns N' Roses 5nv6p

Baixista tinha problemas com drogas e álcool, especialmente a vodca, o que levou seu pâncreas a explodir - até que decidiu mudar de vida 5i12o

27 mai 2025 - 15h53
Compartilhar
Exibir comentários
Duff McKagan, do Guns N' Roses, em 2024
Duff McKagan, do Guns N' Roses, em 2024
Foto: Mat Hayward / Getty Images / Rolling Stone Brasil

Duff McKagan, baixista do Guns N' Roses, lutou contra o vício durante o início da banda, assim como os demais integrantes. Após décadas de carreira, todos os músicos da formação clássica do grupo afirmam que estão sóbrios. q215b

Em 2023, o artista revelou, na série Rock & Roll Road Trip (via Tenho Mais Discos Que Amigos), que literalmente não tomou "um copo d'água por 12 anos".

Obviamente, as consequências seriam graves. Em determinado dia, o baixista acordou com "dores agudas de gases" e contou que seu corpo estava sendo prejudicado além do esperado. O principal órgão atingido foi seu pâncreas — que acabou por ser retirado:

"Meu corpo estava falhando, meu cabelo estava caindo. Meu pâncreas tinha estourado. Esse era o meu limite."

O choque de sua internação bateu ainda mais forte quando sua mãe, que sofria de Parkinson, foi visitá-lo no hospital em uma cadeira de rodas:

"E eu me via de cima da cama. E eu pensava: 'A ordem das coisas está errada aqui, cara. Eu deveria estar cuidando dela.' [Eu dizia] 'Eu estraguei tudo e peço desculpas', e eu tentava melhorar."

Duff McKagan e sua mudança de vida 4a6vl

Em entrevista de 2022 ao Men's Journal, Duff McKagan rememorou seu problema com drogas. O baixista tinha um problema, em específico, com a vodca. 

"Estar tão destruído não fazia parte do sonho. Eu queria tocar rock, não ser um viciado ou alcoólatra. Eu queria sair dessa, mas toda vez que tentava, acabava recaindo."

Em 2018, Matthew McKagan, irmão do músico, contou em entrevista ao Appetite For Distortion (via site Igor Miranda) sobre a tentativa de fazer uma intervenção com o integrante do Guns N' Roses. Segundo ele, toda a família se reuniu para ajudá-lo:

"Nossa família tentou fazer uma intervenção em Seattle. Eu me esqueci em que ano foi, mas tive a sensação de que não teríamos sucesso. Então, viajei para lá, toda a família se encontrou na casa da minha mãe e a intervencionista veio. Daí, Duff chegou e estávamos todos esperando por ele. Aquela senhora apareceu e disse: 'sua família está aqui porque se importa com você e acham que algo está acontecendo'."

Hoje em dia, Duff McKagan leva uma vida saudável e está sóbrio. O esporte, em especial o kickboxing, exerceu papel fundamental em sua recuperação. Além disso, o músico fez uma mudança de hábitos: enquanto antes iniciava seu dia com vodca, atualmente bebe água com limão.

Duff McKagan, do Guns N' Roses, em 2024 -
Duff McKagan, do Guns N' Roses, em 2024 -
Foto: Scott Dudelson / Getty Images / Rolling Stone Brasil

+++ LEIA MAIS: O músico do Guns N' Roses que superou o vício com méritos, segundo Kip Winger

+++ LEIA MAIS: Guns N' Roses pode vir ao Brasil e tocar em Cuiabá; entenda

+++ LEIA MAIS: O lado triste de jovens curtirem Guns N' Roses, segundo Duff McKagan

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade