Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como negociar a dívida do seu carro e evitar que ele vá a leilão 26y6w

Especialista apresenta o a o para evitar que seu automóvel seja leiloado 5v1gc

30 jun 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Juntou dinheiro para financiar um veículo e, por algum motivo, não conseguiu mais pagar as parcelas? Esta foi a realidade de 5,4% das pessoas que financiaram veículos em 2023 e que, agora, estão com pagamentos atrasados há pelo menos 90 dias, segundo o Banco Central. É a maior taxa de inadimplência nesta modalidade de empréstimo desde 2015. Se você está nessa situação, a dica é se organizar para renegociar a dívida o quanto antes.  x4s

Isso porque, como o financiamento de veículos é um empréstimo com garantia, você corre o risco de perder o veículo, caso não consiga honrar os compromissos financeiros. 

Mas não se desespere, a Claudia Andrade, gerente de cobrança e atendimento da Recovery, empresa de compra e gestão de créditos inadimplentes no Brasil, dá dicas para evitar que seu automóvel vá a leilão e demonstra os cenários de como isso pode acontecer. 

Quando um veículo pode ser tomado por conta das dívidas? 4g6o58

"Normalmente, ao comprar um carro financiado, você está assumindo um empréstimo com garantia. Isso significa que, se você deixar de fazer os pagamentos do financiamento, o credor tem o direito de retomar o carro para recuperar o valor emprestado. A partir do primeiro dia de inadimplência, a instituição financeira já pode notificar o devedor, avisando-o do não pagamento da parcela. Se essa notificação volta positiva, ou seja, o cliente teve ciência de que o pagamento não foi identificado, isso já é um critério para que a instituição possa ajuizar uma ação judicial. Caso a pessoa esteja com o financiamento em atraso e por algum motivo não veja a notificação, a instituição financeira deve, então, dar andamento e registrar o protesto", diz Claudia.

"Após a notificação ou protesto, o processo é feito via ação judicial para que o juiz conceda a liminar de busca e apreensão do veículo. Uma vez apreendido, o devedor tem um prazo para pagar o valor do veículo integralmente. É o que chamamos de purga de mora. Ou seja, essa é a última oportunidade que o devedor terá para regularizar a dívida e manter a propriedade do veículo. Caso contrário, ele vai à leilão para cobrir todos os custos e as parcelas em atraso."

Conheça os direitos do devedor 5i5v2t

Antes do processo judicial para busca e apreensão de veículo, quem está inadimplente deve ter ciência das parcelas em atraso, seja via notificação ou protesto. A pessoa tem, também, o direito de purga de mora, ou seja, de quitar o valor do financiamento para manter o veículo antes que ele vá a leilão. 

"Outra possibilidade é a entrega amigável com quitação: é possível devolver o automóvel ao credor para a quitação da dívida. Essa opção nem sempre está disponível e cabe ao credor fazer uma análise do veículo antes de aceitá-lo."

Fui notificado ou protestado. O que fazer? 6t6e48

"Se você acabou se enrolando com as parcelas e foi notificado pelo não pagamento do financiamento de veículo, é hora de se organizar e buscar uma renegociação que caiba no seu bolso, evitando o risco de perder o patrimônio que tanto lutou para conquistar."

Se eu deixar de pagar o acordo da dívida, posso perder o veículo">HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Como, agência de conteúdo e conexão. 6mh25

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade