Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gripe aviária: Brasil entra em período de 28 dias de vazio sanitário para doença; entenda 5f6m4x

O período é contabilizado após a conclusão da desinfecção da área do foco da doença em Montenegro (RS) que levou à suspensão de exportações para dezenas de países 4j1v63

22 mai 2025 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

286g3m

BRASÍLIA - O Brasil entrou nesta quinta-feira, 22, em período de 28 dias de vazio sanitário para a gripe aviária, informou o Ministério da Agricultura, em nota. O período é contabilizado após a conclusão da desinfecção da área onde foi identificado um foco da doença em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro (RS).

Vazio sanitário é o período em que não pode haver novos casos para o foco ser considerado encerrado e o Brasil ser considerado novamente livre da doença. Após o anúncio do caso de gripe aviária, as exportações foram suspensas para dezenas de países, entre eles os da União Europeia e a China.

"Caso não haja registro de novos focos de gripe aviária nesse intervalo, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região", afirmou a pasta.

Os prazos são previstos nos protocolos sanitários internacionais. "Com a força do sistema e a transparência nos procedimentos, conseguiremos comprovar a contenção do foco e negociar com nossos parceiros comerciais protocolos que evitem o bloqueio total das exportações", afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na nota.

A desinfecção e limpeza da área foram concluídas na quarta-feira, 21, em Montenegro, pelo Serviço Veterinário Oficial, segundo o ministério. "Esse período é essencial para que possamos, de forma técnica e transparente, comprovar a contenção do vírus. Ao final desse prazo, se não houver novas ocorrências, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença naquela região", explicou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, na nota.

"Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um o fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações", acrescentou o secretário. "É um procedimento previsto em protocolos internacionais, e estamos conduzindo esse processo com o máximo rigor e responsabilidade."

Quais foram as medidas tomadas na região do foco 1mk31

As ações de saneamento e contenção do foco foram iniciadas na sexta-feira, 16, quando houve a confirmação do caso no plantel comercial. O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, aviários, ninhos, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, que envolve escritório, almoxarifado, vestiários, lavanderia, foi finalizado na noite de quarta-feira, 21.

O ministério esclareceu ainda que o material de risco foi manejado adequadamente, com remoção e destruição sob supervisão do serviço veterinário oficial, conforme determina o Plano Nacional de Contingência.

Foram mantidas na região sete barreiras de trânsito de contenção e desinfecção, sendo duas em um raio de três quilômetros do foco e quatro na área de vigilância do foco, em um raio de 10 quilômetros, voltadas à sanitização de veículos que deixam a região.

Na região, o trânsito de animais e produtos derivados ainda segue controlado pelo serviço veterinário oficial, com a obrigatoriedade da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), informou o ministério.

"No raio de 10 quilômetros da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais. Desses, além da granja do foco, mais dois atuam com avicultura comercial. Todos estabelecimentos já foram vistoriados", observou a pasta.

A operação de contenção do foco na região envolve 25 equipes do serviço veterinário oficial.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade