Comissão eleitoral aprova candidatura de Samir Xaud à presidência da CBF 2r3j28
Órgão independente confirma que a candidatura atendeu a todos os critérios estabelecidos no Regulamento do Processo Eleitoral 4h6n2n
A comissão eleitoral da CBF aprovou, nesta quinta-feira (22), o registro da candidatura de Samir Xaud para a eleição presidencial da entidade. O prazo para inscrições se encerrou na última terça-feira. A chapa, aliás, foi a única que conseguiu formalizar a inscrição para o pleito, marcado para o próximo domingo (26), na sede da entidade. 4h5p8
Órgão independente, a comissão eleitoral confirmou que a candidatura atendeu a todos os critérios estabelecidos no Regulamento do Processo Eleitoral. Assim, não recebeu nenhuma impugnação dentro do prazo.
Futuro mandatário, Xaud conseguiu de 15 federações e 10 clubes. Isto deixou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, fora da disputa do cargo.
Aos 41 anos, Samir Xaud assumiria a presidência da Federação de Roraima em 2027, sucedendo seu pai. No entanto, agora se prepara para comandar a CBF em um mandato que vai de 2025 a 2029. A intenção, aliás, é disputar apenas um mandato à frente da entidade máxima do futebol brasileiro.
VPs de Samir Xaud 1ww1v
Flávio Zveiter - advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex-presidente do STJD
Michelle Ramalho - presidente da Federação Paraibana de Futebol
José Vanildo - presidente da Federação do Rio Grande do Norte
Ricardo Paul - presidente da Federação do Pará
Rozenha - presidente da Federação do Amazonas
Rubens Angelloti - presidente da Federação de Santa Catarina
Fernando Sarney - vice-presidente da CBF até a gestão Ednaldo
Gustavo Dias Henrique - diretor de relações institucionais da CBF na gestão Ednaldo
Clubes boicotam eleição 5qz46
A eleição, no entanto, não agradou à todos. Um grupo de 20 clubes de futebol anunciou que não participará das eleições da CBF. Em uma nota conjunta, os clubes, afinal, afirmam discordar da forma como o pleito está sendo conduzido e pedem "democracia, transparência e representatividade" no futebol brasileiro.
Os clubes fora da eleição: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.