Alcaraz frustra italiano e vai à final em Roma 6v1612
Espanhol busca o sétimo título de Masters 1000 na carreira e pode encarar seu rival Sinner 646w1o
O espanhol Carlos Alcaraz, terceiro da ATP, está na grande final do Masters de Roma pela primeira vez na carreira, após frustrar a torcida e voltar a bater o italiano Lorenzo Musetti, 9º, a quem já havia superado na final em Monte Carlo. 5k441i
Alcaraz precisou de 2h03 para vencer um jogo com placar de 6/3 7/6 (7-4) marcado por incriveis 80 erros nao-forçados, 39 do espanhol e 41 do italiano, e apenas 29 bolas vencedoras, sendo 20 totais do espanhol.
O jogo começou com os dois tenistas tentando pressionar o adversário. Enquanto Musetti contava com apoio massivo do público, Alcaraz ouvia o tempo todo de seu treinador, Juan Carlos Ferrero, para manter a calma e se concentrar no que planejou fazer.
Com a final em Monte Carlo ainda entalada, Musetti entrou em quadra disposto a arriscar e levar o adversário ao limite. Trabalhou com muitas bolas curtas e slices, entretanto, ao arriscar cometeu muitos erros nos games iniciais, o que acabou o desestabilizando um pouco. Assim, o espanhol saiu quebrando no primeiro game e abriu 4/1. Em desvantagem, Musetti elevou os riscos e surpreendeu o espanhol trabalhando firme da linha de base para confirmar devolução de quebra no 6º game e salvar três breakpoints no game seguinte e viu Alcaraz confirmando primeiro game de zero e trabalhando sólido buscando a paralela para fecha a parcial com quebra. A parcial registrou 28 erros não-forçados do italiano e 17 do espanhol.
Na segunda etapa, os tenistas seguiram ariscando, cometendo erros, mas também convertendo belos e brigados pontos, os tenistas trocaram quebras de saque nos três primeiros games, que deu vantagem em 3/1 para o italiano, que foi istrando bem, se soltando e errando menos. Alcaraz não se desestabilizou, seguiu tentando buscar e devolveu a quebra após muita pressão no 8º game. No game seguinte, por interferência excessiva da torcida, Musetti perdeu ponto no saque do rival com o árbitro da partida René Lichtenstein aplicar um "penalty point" na torcida romana.
A disputa seguiu, e no 12º game, Musetti trabalhou muito confiante na paralela para salvar match-point e forçar o tiebreak. Nele, Alcaraz abriu 4/1, viu o italiano se aproximar, mas confirmou com boa devolução.
Em busca de título inédito na carreira, Alcaraz aguarda pelo vencedor do duelo entre o italiano Jannik Sinner e o americano Tommy Paul.