Brasil faz história e vai à final do Mundial de Cadeirantes na Turquia 4i3h2
O Brasil conquistou neste sábado (10) uma classificação histórica na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada em Antália, na Turquia. Pela primeira vez, o país estará na final da competição na categoria Quad, após vencer a Grã-Bretanha em um confronto emocionante, que também teve sabor de revanche após a eliminação nos […] 3gb1z
O Brasil conquistou neste sábado (10) uma classificação histórica na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, disputada em Antália, na Turquia. 61570
Pela primeira vez, o país estará na final da competição na categoria Quad, após vencer a Grã-Bretanha em um confronto emocionante, que também teve sabor de revanche após a eliminação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Além do feito inédito no Quad, o dia foi marcado pela vitória do time feminino, que garantiu a 5ª colocação geral, e pela disputa de bronze da equipe Júnior, que terminou o torneio na 4ª posição. Neste domingo (11), o Masculino Open volta às quadras para definir o 5º lugar, enquanto o Brasil decide o título da categoria Quad contra a poderosa equipe da Holanda.
Ymanitu Silva, atleta da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC), abriu o confronto com uma virada impressionante diante de Gregory Slade, com parciais de 4/6, 7/6(7) e 6/1.
Na sequência, Leandro Pena confirmou o momento especial da equipe ao vencer Andy Lapthorne por 6/0, 2/6 e 6/4, selando a vaga inédita do Brasil na decisão.
O Capitão do Time Brasil BRB Quad, Vinicius Cyrillo, ressaltou a entrega e comprometimento dos atletas. "Muita emoção. O primeiro jogo com o Ymanitu salvando seis match points do adversário e o segundo jogo na emoção, disputado até o fim e conseguimos essa classificação no coração, na garra! Muito anos batendo na trave e agora chegou a nossa vez, estamos na final!" afirmou Vinicius.
Leandro Pena, vencedor do segundo confronto não escondeu a emoção. "É uma grande emoção estar vivendo esse momento. Tanto lutamos por essa final e agora ela chegou. Vamos Brasil!" Disse o atleta.
Ymanitu Silva, peça fundamental da equipe reconheceu a qualidade do trabalho que vem sendo feito. "Quero agradecer a todas as pessoas que torcem por nós e claro, o papel fundamental que a CBT teve na nossa conquista de hoje. Isso mostra que o trabalho vem sendo muito bem feito por todos nós," comentou o catarinense.
O Brasil enfrenta neste domingo a seleção da Holanda, referência mundial na modalidade, em busca de um título inédito.
Na disputa pelo bronze, o Time Brasil BRB foi superado pela Bélgica por 2 a 1.
Vitória Miranda venceu seu jogo contra Luna Gryp por 7/6(1) e 6/3, mas Luiz Calixto foi derrotado por Alexander Lantermann, que também levou a melhor nas duplas ao lado de Gryp. Com o resultado, o Brasil finaliza sua participação no Mundial Junior na quarta colocação geral, com boas atuações e classificação garantida para o próximo mundial.
Fechando sua campanha na Turquia, o time Feminino Open do Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 na disputa pela 5ª posição.
Meirycoll Duval venceu Zuleinny Trujillo em três sets, enquanto Jade Lanai foi superada por Angelica Bernal. Na partida decisiva de duplas, o Brasil foi o vencedor por W.O., assegurando a 5ª colocação geral do torneio.
Confira os resultados de hoje:
Time Brasil BRB Quad - Semifinal
Brasil 2×0 Grã-Bretanha
Ymanitu Silva d. Gregory Slade - 4/6, 7/6(7), 6/1
Leandro Pena d. Andy Lapthorne - 6/0, 2/6, 6/4
Time Brasil BRB Junior - Disputa do 3º lugar
Brasil 1×2 Bélgica
Vitória Miranda d. Luna Gryp - 7/6(1), 6/3
Alexander Lantermann d. Luiz Calixto - 6/4, 6/2
Alexander Lantermann / Luna Gryp d. Vitória Miranda / Luiz Calixto - 6/3, 6/3
Time Brasil BRB Feminino Open - Disputa do 5º lugar
Brasil 2×1 Colômbia
Meirycoll Duval d. Zuleinny Trujillo - 6/1, 4/6, 6/4
Angelica Bernal d. Jade Lanai - 6/1, 6/2
Meirycoll Duval / Jade Lanai d. Angelica Bernal / Zuleinny Trujillo - W.O.
Confira a programação de amanhã:
Quad: Time Brasil BRB vs Holanda - Final
Masculino Open: TIme Brasil BRB vs Holanda - Disputa do 5º lugar