Hyundai Nexo FCEV: ele roda 700 km e recarrega em 5 minutos 4e2y4a
Conheça o novo carro elétrico da marca coreana, que é o primeiro FCEV (movido a célula de combustível) que tem capacidade de reboque 49535a
Hyundai Nexo de segunda geração é um carro elétrico movido a célula de combustível que promete rodar 700 km e ser recarregado em cinco minutos
A Hyundai Motor Company apresentou nesta sexta-feira (4) o novo Nexo, um carro elétrico movido a célula de combustível (FCEV). O SUV foi revelado durante o Seul Mobility Show, na Coreia do Sul, e, segundo a marca, representa um marco significativo na mobilidade a hidrogênio - e, portanto, no futuro da mobilidade na visão da empresa. 3x1e2h
Com avançada tecnologia de célula de combustível, o Nexo tem como objetivo oferecer mais de 700 km de autonomia com apenas cinco minutos de recarga. A empresa ainda tem como objetivo atingir classificações de segurança de ponta.
A segunda geração do modelo também tem como plano refletir a liderança da Hyundai na mobilidade a hidrogênio e os 27 anos de experiência da marca em tecnologia de células de combustível.
Baseado no conceito Initium - revelado em outubro de 2024 -, o novo Nexo incorpora a nova linguagem de design da marca, chamada "Art of Steel" ("Arte de Aço"). Segundo a empresa, os designers quiseram ar a mensagem de "resiliência" e "versatilidade" do aço em formas que remetem à arte.
São seis cores disponíveis: Creamy White Pearl (branco), Phantom Black Pearl (preto), Amazon Grey Metallic (cinza), Ocean Indigo Matte (azul), Ecotronic Grey Pearl (cinza) e Goyo Copper Pearl (mais um cinza). Esta última, nas palavras da empresa, foi inspirada na natureza e cultura da Coreia.
Por dentro, o carro usa acolchoamento rico e macio com proposta inspirada no acolhimento e conforto de uma casa. Um display curvo e voltado ao motorista e um console central tipo "ilha" são os principais recursos. Também há visores digitais nos retrovisores.
O Nexo 2026 também é mais longo, largo e alto que seu antecessor e tem mais capacidade de porta-malas, com volume máximo de 993 litros (com os bancos traseiros rebatidos).
Motor a hidrogênio 6w3n1o
O SUV teve melhorias nos sistemas de célula de combustível (FC) e eletrônicos de potência (PE), que foram aprimorados para melhorar a produção de energia e desempenho.
Um novo sistema de motor complementa esses aprimoramentos, e aumenta a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total subiu de 135 kW para 190 kW (de 183 cv para 258 cv), enquanto a da bateria dobrou de 40 kW para 80 kW (54 cv para 108 cv). Agora, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos (o antigo fazia em 9,2 s).
A pilha de células de combustível de hidrogênio agora entrega potência bruta máxima de 110 kW (149 cv), aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW (204 cv).
Melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroceria e no gerenciamento do fluxo de ar, reduziram o arrasto e aumentaram a eficiência. E para elevar ainda mais a usabilidade, os modelos de especificação europeia oferecem capacidade de reboque de até 1.000 kg. Ele também tem um sistema regenerativo inteligente.
Completinho, ele vem de série com o pacote ADAS de última geração oferecido pela empresa, head-up display, câmeras internas de alta resolução e recursos com comandos de voz, além de uma série de outras tecnologias "futuristas". Por enquanto, nada se comenta a respeito de uma importação do modelo para cá.
