Chefe do tráfico é morto em tiroteio na Maré; vias e escolas são fechadas 5e505m
Confronto ocorreu durante operação da PM no conjunto de favelas na Zona Norte 484j24
Chefe do tráfico Thiago da Silva Folly, conhecido como TH, foi morto em operação policial no Complexo da Maré, causando fechamento de vias e escolas na Zona Norte do Rio.
Um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro foi morto em um tiroteio no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital fluminense, nesta terça-feira, 13. Thiago da Silva Folly, o TH, era apontado como chefe do Terceiro Comando Puro (T), a segunda maior facção do Rio de Janeiro. Vias que dão o à região onde o tiroteio se concentrou, e unidades de ensino precisaram ser fechadas por conta de confrontos entre a Polícia Militar e criminosos. 15391i
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
TH foi baleado durante uma operação realizada na madrugada pela PM. Outras duas pessoas teriam sido atingidas e foram socorridas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.
De acordo com a PM, a ação contra o crime organizado no Complexo da Maré foi conduzida pela Subsecretaria de Inteligência da Corporação e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
A corporação informou que criminosos atiraram nos policiais, que revidaram e conseguiram atingir o líder do T. Segundo a PM, TH estava no Morro do Timbau e era procurado pela Justiça desde 2016.
Ele possuía extensa ficha criminal por envolvimento em diversos crimes relacionados ao tráfico de drogas e homicídios. TH ainda estaria envolvido diretamente na morte de dois policiais do BOPE, em julho do ano ado. Os policiais encontraram uma pistola junto com o criminoso.
Vias foram fechadas preventivamente para a segurança da população, incluindo as linhas Amarela e Vermelha e a Avenida Brasil.
Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) realizaram ações preventivas ao longo da Linha Vermelha, via expressa que liga municípios da Baixada Fluminense à capital, e da Avenida Brasil, que corta a capital fluminense. Além disso, agentes do Grupamento Aeromóvel sobrevoaram as principais vias expressas do Rio de Janeiro para monitorar e transmitir informações estratégicas às equipes em solo.
Ao Terra, a Secretaria Municipal de Educação informou que, na região da Maré, 43 unidades escolares foram impactadas pela operação. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro informou que, até o momento, duas escolas da rede estadual precisaram ser fechadas na região.