Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia 686h29

Ex-seminarista relata ameaças após escrever livro sobre a vida secreta de padres gays 3u6c

Mensagens incluíam frases como 'temos seu endereço' e 'na hora certa agiremos', além de insinuações sobre tortura, perseguição e assassinato cb

2 mai 2025 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-seminarista Brendo Firmino da Silva lança livro sobre a vida secreta de padres gays
Ex-seminarista Brendo Firmino da Silva lança livro sobre a vida secreta de padres gays
Foto: Reprodução/O Globo

O ex-seminarista paraense Brendo Firmino da Silva, de 33 anos, relatou ter recebido ameaças e ofensas homofóbicas após anunciar a pré-venda de sua obra A vida secreta dos padres gays: sexualidade e poder no coração da Igreja. Ele procurou o Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo antes mesmo da noite de autógrafos, marcada para 13 de maio. As informações são do blog "True Crime", publicado no jornal O Globo pelo jornalista Ulisses Campbell. 504q2r

Firmino da Silva registrou boletim de ocorrência em 30 de abril, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Segundo o documento, as mensagens em tom de ameaça incluíam frases como "temos seu endereço, seus dados, tudo" e "na hora certa agiremos", além de insinuações sobre tortura, perseguição e até assassinato. Em conversa com o blog, Brendo afirmou estar assustado com o teor das mensagens.

"A Igreja Católica, logicamente, está contra mim. Até os gays me atacam por ter escrito esse livro. Então é uma situação de solidão, de estar mexendo numa ferida de maneira totalmente solitária", disse. "Agora que o livro está sendo lançado no meio dessa polêmica, sinto uma sensação de insegurança. Eu saio na rua e fico com medo."

Desde que tornou públicas as ameaças, Firmino da Silva ou a enfrentar a desconfiança de algumas pessoas, que insinuam tratar-se de uma estratégia publicitária para promover o livro. Em resposta, o escritor afirmou que "ninguém em sã consciência usaria o próprio medo como campanha" e ressaltou que está "com medo de verdade".

O livro 3v6p40

Publicado pela editora Matriz, o livro-reportagem denuncia a cultura de silêncio em torno da homossexualidade no clero católico e expõe casos de vida dupla, relações sexuais mantidas em segredo, episódios de assédio e tentativas de “cura gay” dentro de seminários.

A obra também descreve a existência de grupos organizados de padres homossexuais, o impacto da epidemia de HIV nos anos 1980 e o aumento de suicídios ligados à repressão da sexualidade no ambiente religioso.

Durante sua apuração, Firmino da Silva entrevistou padres, seminaristas e ex-religiosos e expôs relatos de sua própria vivência. Ele ingressou no convento aos 14 anos, em Belém do Pará, e permaneceu por sete anos na formação, ando por diferentes estados e também pela França.

Durante sua trajetória na vida religiosa, Firmino da Silva frequentou saunas e pontos de prostituição ao lado de outros seminaristas e padres, manteve relações sexuais com membros do clero e foi assediado por um confessor de religião. Essas vivências impulsionaram a investigação jornalística que deu origem ao livro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade