Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Trump tenha declarado apoio a Bolsonaro nas eleições de 2026 6h4w5e

VÍDEO DO PRESIDENTE NORTE-AMERICANO É USADO COMO ISCA PARA ATRAIR DOAÇÕES A FORAGIDO DO 8 DE JANEIRO 4e6764

22 mai 2025 - 14h46
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 durante participação em corrida automobilística que ocorreu na cidade de Daytona Beach, no estado da Flórida. 4w696x

Publicação insere alegação falsa em vídeo de Donald Trump para atrair doares para campanha de ajuda financeira a fugitivo do 8 de janeiro
Publicação insere alegação falsa em vídeo de Donald Trump para atrair doares para campanha de ajuda financeira a fugitivo do 8 de janeiro
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso, porque no vídeo Trump não faz qualquer declaração. A gravação mostra o presidente dos Estados Unidos no autódromo saudado pelo público enquanto aperta as mãos de militares. Postagens no Instagram de Trump sobre sua participação na corrida Daytona 500 não fazem qualquer menção a Bolsonaro.

O presidente também não citou apoio eleitoral ao brasileiro em declarações à imprensa ou em postagens em sua rede social. Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível por julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não poderá disputar as eleições de 2026.

Saiba mais: No dia 16 de fevereiro, Trump postou no Instagram um vídeo da sua aparição na Daytona 500, uma das corridas automobilísticas do campeonato Nascar Cup Series. Alguém pegou essa gravação e inseriu nela o seguinte texto: "Trump diz que vai apoiar Bolsonaro em 2026".

O vídeo com a informação falsa foi postado por um perfil evangélico com mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram. Em menos de 24h no ar, o conteúdo acumulou quase 80 mil visualizações.

Não há menções a Bolsonaro em postagens de Trump

No dia 15 de fevereiro, Trump foi até o autódromo da cidade de Daytona Beach para prestigiar a corrida Daytona 500. A limusine presidencial deu duas voltas na pista antes do início da corrida.

Em seu perfil no Instagram, há seis postagens (1, 2, 3, 4, 5 e 6) sobre o evento. Em nenhuma delas há menções a Bolsonaro, tampouco na mensagem presidencial sobre a Daytona 500 de 2025 e em entrevista concedida à Fox News, ambas publicadas pela Casa Branca.

O Verifica não encontrou declarações do americano sobre apoiar Bolsonaro na eleição de 2026, nem em reportagens da imprensa, nem em postagens nas redes sociais.

Informação falsa como isca

O texto sobre Trump ter declarado apoio a Bolsonaro foi usado como um chamariz para capturar a atenção dos usuários para outro assunto: a campanha de arrecadação de recursos para o pastor Salomão Vieira, um dos mobilizadores dos atos golpistas do dia 8 de Janeiro de 2023 e que está foragido há mais de 2 anos. O Estadão identificou ele como um dos 88 golpistas que premeditaram os atos vândalos no Supremo Tribunal Federal (STF), no Congresso e no Palácio do Planalto.

A legenda da publicação orienta as pessoas a assistirem ao vídeo até o final para "entenderem o que está acontecendo". O texto informa ainda que o pastor Salomão Vieira fugiu para o Paraguai, em 11 de janeiro de 2023, três dias após os atos golpistas e que suas contas bancárias estão bloqueadas.

Os segundos iniciais do vídeo mostram Trump no autódromo Daytona International Speedway, mas depois aparece uma gravação feita pelo pastor. Ele mostra o mandado de prisão contra ele emitido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, diz que é inocente e clama por ajuda financeira para ele e para a mãe. Essa não é a primeira vez que ele pede doações em Pix.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade