Fiéis relembram bênção de Leão XIV em ruas vazias do Peru durante pandemia: 'Histórico' 4l4f4m
Acompanhado apenas por outros membros do clero, o então bispo Robert Francis Prevost fez uma procissão pelas ruas vazias de Chiclayo 64152t
Robert Francis Prevost, missionário no Peru por décadas, foi eleito papa Leão XIV, sendo o primeiro americano a assumir o cargo; fiéis destacam sua liderança durante a pandemia em Chiclayo.
O pontificado do cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, anunciado como Papa Leão XIV nesta quinta-feira, 8, foi especialmente celebrado pelos católicos do Peru, onde atuou como missionário por mais de três décadas. O novo pontífice da Igreja Católica, inclusive, tem dupla cidadania sul-americana. 24r3x
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após o anúncio, os fiéis relembraram momentos marcantes do agora papa à frente da diocese de Chiclayo, cidade litorânea do Peru. Prevost assumiu o bispado em 2015, sob ordenamento do Papa Francisco. À época da pandemia de covid-19, ele também atuou como apostólico do país.
E foi justamente durante a pandemia que o então bispo viveu um de seus momentos mais marcantes no Peru: a bênção à população peruana nas ruas vazias de Chiclayo, acompanhado apenas por párocos de sua diocese, enquanto o país sofria com o aumento de casos de coronavírus.
À emissora Latina Televisión, o padre Carlos López, da Arquidiocese de Callao, relembrou a missão de Prevost e citou o novo Papa como uma pessoa que se preocupava com a saúde da população e foi responsável por distribuir balões de oxigênio para quem estava internado.
"Ele era muito próximo dos humildes. Inclusive, durante a pandemia do coronavírus, se preocupou muito com as pessoas, em conseguir ajuda. Ele também foi muito próximo do clero, dos religiosos e das pessoas com quem trabalhamos aqui", disse o sacerdote.
A procissão presidida por Prevost lembrou a icônica bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa Francisco durante a pandemia, quando o pontífice argentino caminhou sozinho pela Praça de São Pedro, no Vaticano, e orou pela população mundial.
Veja como foi o anúncio do novo Papa 6r5s5z
A Igreja Católica tem um novo papa. No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o 267º pontífice. Ele é o primeiro americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.
A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, diretamente da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.
Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ser emitida, o cardeal caminhou até a beira da sacada, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso 'Habemus Papam'.
"Anuncio-vos uma grande alegria, temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Robert Francis Prevost. Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV".
Enquanto aguardavam o anúncio, muitos fiéis levantavam bandeiras de vários países, como Espanha, Argentina, México e Brasil, além de gritar em coro 'olê, olê, olê, olê'. A alegria podia ser vista no rosto de todos os que estavam presentes no local. Com o anúncio, a animação seguiu, com a multidão vibrando e aplaudindo.
Logo depois, Leão XIV apareceu na sacada com o tradicional traje papal, onde discursou. Muito emocionado, o novo papa exaltou o legado de Francisco e ressaltou a necessidade de diálogo dentro da igreja.
"A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês. Essa é a paz de Cristo ressuscitado", disse.