Líderes mundiais parabenizam Leão XIV, eleito novo papa 5b4s5u
Presidente Lula desejou que pontífice seja 'guia de justiça social' e 'promotor da paz e da redução da pobreza' 534n29
Líderes mundiais se pronunciaram sobre o anúncio do novo papa, eleito nesta quinta-feira, 8, no Vaticano. O pontífice escolhido é o norte-americano Robert Francis Prevost, que ou a adotar o nome de Leão XIV. 4v525n
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o anúncio nas redes sociais. Ele parabenizou Leão pelo posto e desejou que o pontífice seja um "guia de justiça social" e "promotor da paz e da redução da pobreza".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil", escreveu Lula. "Habemus esperança, Habemus compromisso!".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também parabenizou Leão em publicação feita nas redes sociais. Ele afirmou estar honrado em ter o compatriota como novo líder da Igreja Católica e disse estar ansioso para conhecê-lo.
"Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano", escreveu Trump em publicação no Instagram. "Que emoção, e que grande honra para o nosso País. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!"
Dina Boluarte, presidente do Peru, também falou sobre a eleição do novo papa. "Em nome do Governo e do povo peruano, expressamos nossa imensa alegria e enviamos nossas saudações e um abraço fraterno a Sua Santidade, Leão XIV. O Papa é peruano, Deus ama o Peru. Viva o Papa Leão XIV, viva o Peru", falou.
O presidente da Argentina, Javier Milei, por sua vez, compartilhou uma publicação do locutor Gabriel Anello, em que ele usou a imagem de um leão vestido de papa para saudar Leão pelo posto. Em publicação no X (antigo Twitter), Anello escreveu: "Na era Milei o novo papa se chama Leão. A história estava escrita."
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou Leão pelo posto, segundo informações de agências de notícias russas. Ele afirmou confiar no fortalecimento de um "diálogo construtivo" estabelecidos entre Rússia e Vaticano com base nos valores cristãos.