"Papa ser norte-americano é o maior choque político da Igreja recente", diz sociólogo 2w7316
Para Francisco Borba Ribeiro Neto, Igreja aponta que quer estar com os EUA, mas que não tolerará extremismos x5862
A escolha do cardeal americano Robert Prevost como novo papa foi "o maior choque político da Igreja Católica", segundo o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto. 6d1z3n
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista ao Terra, o especialista relacionou a decisão ao interesse da Santa Sé em conversar com os estadunidenses, mas escolheu um crítico do governo atual para demonstrar que esse apoio tem limites e que não tolera extremismos.
"É claramente uma opção pela continuidade da linha pastoral de Francisco, principalmente no plano social, porém com uma capacidade de diálogo com os grupos conservadores, que são mais fortes nos Estados Unidos", disse Ribeiro Neto.
Em uma suposta conta de Prevost no X, há algumas críticas ao presidente americano, Donald Trump, e seu vice, JD Vance. Em fevereiro, o novo líder da Igreja Católica rebateu uma declaração de Vance feita à Fox News.
Na ocasião, Vance afirmou que existe um conceito cristão de que “você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade e, depois disso, prioriza o resto do mundo”, declarando que a “extrema esquerda inverteu completamente isso”. Prevost, no entanto, destacou que “Jesus não nos pedia para ranquear nosso amor pelos outros”.
Em outra publicação, ele compartilhou o tuíte que classifica as deportações de imigrantes como “ilícitas”. "Você não vê o sofrimento? Sua consciência não está perturbada? Como você consegue ficar quieto?", dizia. Ambos os reposts tiveram quase 8 milhões de visualizações juntos nas últimas horas.
Internacionalmente, o jornal italiano La Repubblica descreveu Leão XIV como "o menos americano dos americanos", devido ao seu posicionamento moderado. Agora, com a eleição o chamou de "cosmopolita e tímido". Já o jornal espanhol El País destacou seu caráter "tranquilo e humilde".
Prevost é o primeiro papa norte-americano da história, assim como o primeiro a ser de origem de um país que não tem maioria católica. Nos EUA, a maior parte da população é protestante. O papa Leão XIV tem 69 anos e faz parte da ordem dos agostinianos, além de ter sido grande amigo de Francisco, que morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos.
Em 30 de janeiro de 2023, o papa Francisco o nomeou como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele se tornou cardeal em setembro do mesmo ano.