Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reinado longevo e primeiro papa 'gravado': quem foi Leão XIII, inspiração espiritual do novo pontífice 495p6i

Filho de condes, o italiano Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci governou a Igreja Católica entre 1878 e 1903 como Leão XIII 2w5s5a

8 mai 2025 - 17h55
(atualizado às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi anunciado como o novo papa, Leão XIV, sucedendo Francisco e destacando-se como o primeiro pontífice dos EUA.
Reinado longevo e primeiro papa 'gravado': quem foi Leão XIII, antecessor espiritual do novo pontífice
Reinado longevo e primeiro papa 'gravado': quem foi Leão XIII, antecessor espiritual do novo pontífice
Foto: Reprodução

A Igreja Católica conheceu, na tarde desta quinta-feira, 8, o sucessor do papa Francisco: o cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, 69, que tomou para si o nome papal de Leão XIV. Além da novidade por ser o primeiro pontífice norte-americano, o herdeiro do Trono de São Pedro chamou a atenção pela escolha do nome pelo qual será conhecido à frente da Santa Sé.  3u50x

O nome surgiu no século 5, com o reinado de Leão I entre 440 e 461, eleito de maneira unânime ao cargo. Leão Magno foi o primeiro a receber o título de "O Grande". Em sua trajetória, um dos feitos mais relevantes, de acordo com os livros de história foi impedir que Atila, o Huno, invadisse a Itália em 452.

Desde então, a Igreja Católica teve outros 12 papas 'Leão', o último sendo o italiano Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci, que governou a Igreja Católica entre 1878 e 1903 como Leão XIII. Ele teve o quarto maior papado da história, atrás somente de Pedro, o Apóstolo, Pio IX (seu antecessor direto) e João Paulo II. 

Leão XIII foi um grande defensor dos direitos do proletariado. Sua encíclica mais famosa, Rerum novarum (conhecida como Direitos e Deveres do Capital e do Trabalho), foi publicada em 1891 e defendeu salários justos, segurança do trabalho e a formação de sindicatos. Por outro lado, também favoreceu o direito à propriedade e ao livre comércio. A publicação lhe rendeu a alcunha de 'papa dos trabalhadores'. 

Veja o momento em que Leão XIV, o novo papa, surge pela 1ª vez e é aclamado por fiéis no Vaticano:

Em outra encíclica famosa, In plumiris, o papa Leão XIII se dirigiu ao Brasil em 1888, na ocasião da da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país. No documento, o papa expressou sua felicidade pela medida e se dirigiu aos ex-escravizados para que usassem da liberdade para praticar boas ações.

Considerado um intelectual, Leão XIII retomou as filosofias de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho como dogmas da Igreja Católica, elevando a instituição ao trabalho social e à manutenção dos direitos humanos. 

Curiosamente, Leão XIII foi o primeiro papa a ter a voz gravada, e o material -- uma oração -- foi incluído na música Ave Maria, gravada por Alessandro Moreschi. O pontífice também foi o primeiro a ser registrado por uma filmadora. 

Em 1898, o papa foi gravado em um trono e enquanto era conduzido em uma carruagem. Ao final da gravação, Leão XIII abençoou a câmera do inventor W.K. Dickson. Nascido em 1810, ele também é a pessoa nascida há mais tempo conhecida a aparecer em um filme.

Primeiro fotograma de um papa na história da Igreja Católica
Primeiro fotograma de um papa na história da Igreja Católica
Foto: Reprodução

Veja como foi o anúncio do novo papa  3t4n45

A Igreja Católica tem um novo papa. No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o 267º pontífice.

Ele é o primeiro americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.

A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, diretamente da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.

Veja o primeiro discurso de Robert Prevost, o papa Leão XIV, na Praça de São Pedro:

Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ser emitida, o cardeal caminhou até a beira da sacada, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso 'Habemus Papam'. 

"Anuncio-vos uma grande alegria, temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Robert Francis Prevost. Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV".

Enquanto aguardavam o anúncio, muitos fiéis levantavam bandeiras de vários países, como Espanha, Argentina, México e Brasil, além de gritar em coro 'olê, olê, olê, olê'. A alegria podia ser vista no rosto de todos os que estavam presentes no local. Com o anúncio, a animação seguiu, com a multidão vibrando e aplaudindo.

Papa Leão XIV concede primeira bênção aos fiéis após discurso no Vaticano:

Logo depois, Leão XIV apareceu na sacada com o tradicional traje papal onde discursou. Muito emocionado, o novo papa exaltou o legado de Francisco e ressaltou a necessidade de diálogo dentro da igreja. 

"A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês. Essa é a paz de Cristo ressuscitado", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade