Frio intenso pode causar neve até em cidades onde o fenômeno é raro no Sul, diz previsão 47j6d
Combinação de atmosfera fria e úmida pode provocar precipitações invernais. e6p26
Frente fria intensa pode provocar neve entre 28 e 29 de maio nas serras gaúcha e catarinense, com geada e queda acentuada de temperatura abrangendo diversas regiões do Brasil.
Uma intensa frente fria avança sobre o Brasil nos últimos dias de maio, associada a um ciclone extratropical e uma massa de ar polar. 2l5p3m
Segundo a Climatempo, além de chuvas fortes e ventos gelados em várias regiões, o fenômeno pode causar o primeiro episódio de neve no Sul do País em 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a análise dos meteorologistas, uma combinação de atmosfera fria e úmida é essencial para a formação de neve e outras precipitações invernais --condições que devem ocorrer entre os dias 28 e 29 de maio.
Como se forma a neve? t95x
A ocorrência de neve exige condições atmosféricas específicas: é necessário que as camadas de ar acima da superfície apresentem temperaturas abaixo de 0 °C e que haja umidade suficiente para a formação de nuvens.
Essas nuvens, por sua vez, devem conter os flocos de neve - aglomerados de cristais de gelo que, quando atingem determinado peso, precipitam-se em direção ao solo.
Durante o dia 28 de maio, em superfície, o ciclone extratropical associado à frente fria irá transportar umidade do mar para o Sul do Brasil, favorecendo a formação de nuvens nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Paralelamente, a massa de ar polar avançará intensamente sobre a região Sul. Em níveis médios da atmosfera (cerca de 5 km de altitude), um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul terá a função de concentrar a umidade e impulsionar o ar gelado e úmido para as camadas mais altas da atmosfera. Isso criará um ambiente favorável para a formação de nuvens que possam conter cristais de gelo e neve.
Onde e quando pode nevar? 212xh
A Climatempo prevê que as melhores condições para ocorrência de neve e de outros tipos de precipitação invernal ocorram entre o fim da tarde do dia 28 de maio e o começo da manhã do dia 29 de maio.
A chance de nevar é alta nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, em locais como Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina.
Mas desta vez, não se descarta também a ocorrência de queda de neve nas áreas mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Com uma possibilidade menor, áreas no planalto sul e no planalto norte de Santa Catarina e até o sul do Paraná também têm chance de registrar neve.
Alerta de queda de temperatura 2p4b5f
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta informando que até o final desta semana, os três estados do Sul estarão em estado de atenção devido ao avanço da frente fria.
Áreas de instabilidade deverão causar chuvas com grandes volumes, que se iniciam já nesta segunda-feira, 26, em diversas partes do Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo.
Com o avanço da frente fria no estado gaúcho nesta terça, a Região da Campanha e o Noroeste do estado poderão registrar tempestades severas. A previsão é que, nos próximos dias, os volumes de chuva sejam significativos, no sentido de oeste a leste, principalmente na área Centro-Sul do estado, abrangendo ainda a Região Metropolitana de Porto Alegre na quinta-feira, 29.
No decorrer da próxima quarta-feira, 28, uma massa de ar frio entra pelo oeste dos três estados, baixando as temperaturas e promovendo uma onda de frio com temperaturas próximas de zero graus. "Uma geada mais forte e ampla é prevista para a sexta-feira, 30, principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná.
A previsão é que o avanço dessa intensa massa de ar frio pelo Brasil ocasione, ainda, declínio acentuado de temperatura entre quarta a sexta-feira em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
Em Cuiabá (MT), a previsão indica um declínio de 13 °C na temperatura máxima entre esta terça e a quinta-feira, ando de 34 °C para 21 °C nos períodos mais quentes do dia. Este será o primeiro episódio de friagem em 2025, quando uma massa de ar frio atingirá a Região Norte do Brasil.