Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gestação: veja dicas de como se preparar para o parto 6x5261

Especialista destaca os principais cuidados para garantir o bem-estar da mãe e do bebê durante e após a gestação 284r61

4 mai 2025 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários

Durante a gestação, é natural que surjam algumas dúvidas, especialmente quando se é mãe de primeira viagem. Entender os principais cuidados antes e depois do parto são essenciais para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Pensando nisso, a médica da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Claudia Conti, compartilhou conosco os cuidados que devem fazer parte da rotina nesta fase para ter uma gestação mais tranquila. 6t1j5s

1. Cuide do seu bem-estar  271t2d

Mantenha-se bem hidratada, tenha uma alimentação saudável e pratique autocuidado para garantir que você esteja fisicamente preparada para a rotina de cuidados com seu bebê. Além disso, crie um local aconchegante em sua casa para você e seu bebê, com uma cadeira confortável e suprimentos essenciais próximos. Estar cercada de apoio, seja do parceiro, familiares ou amigos, para auxiliá-la durante a gestação e depois do parto também ajuda a tornar a jornada mais leve. 

2. Amamentação e leite materno b1r4

De acordo com a médica, o leite materno é uma fonte de nutrição fundamental para bebês desde o nascimento e, em geral, é suficiente para atender às necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses de vida. Assim, em seu primeiro semestre de vida, o bebê deve ser alimentado apenas com leite materno. Evite a introdução de alimentos sólidos ou outros líquidos, a menos que haja recomendação médica por razões específicas. 

"Após os seis meses, a introdução gradual de alimentos complementares é recomendada, enquanto o leite materno continua sendo uma parte importante da dieta do bebê. O aleitamento materno pode ser continuado além dos seis meses e até mesmo após a introdução de alimentos sólidos", pontua Claudia. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a continuação do aleitamento materno até pelo menos os dois anos de idade, complementado por uma dieta variada e equilibrada. No entanto, a especialista lembra que a amamentação é uma habilidade que pode levar algum tempo para ser dominada por completo. "Paciência, apoio e informação são fundamentais para uma experiência de amamentação bem-sucedida", comenta a neonatologista do São Cristóvão Saúde.

3. Primeiros cuidados com o bebê 6j61s

As roupas para o recém-nascido precisam ser bem confortáveis. Portanto, fuja de tecidos sintéticos e invista em peças 100% algodão. Assim, a pele do bebê não fica sujeita a alergias ou incômodos. A saída maternidade também deve ser confortável para proteger o bebê em seu primeiro contato com o "mundo exterior", além de ser o figurino que marcará os primeiros registros de vida da criança.

Além disso, após o parto, o recém-nascido fará seus primeiros exames para avaliar a saúde. Assim como o famoso teste do pezinho, o bebê faz também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para verificar se há qualquer doença congênita, síndrome ou algo a ser posteriormente investigado. Os bebês também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e contra a tuberculose, com a BCG.

4. Procure e, se necessário u2z5r

Lembre-se de tirar todas as dúvidas durante o pré-natal e após o nascimento de seu bebê, ainda na maternidade. Perguntas e instruções sobre o banho do recém-nascido, posição para dormir, tempo de sono, cólicas, temperatura do ambiente, agasalhos para a noite, soluços, engasgos, pega do bebê durante amamentação, dentre outras, podem ser sanadas junto aos especialistas que te acompanharão nesse momento tão especial. Por isso, não hesite em procurar ajuda de um consultor ou profissional de saúde especializado para receber dicas e orientações. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade