Dia dos Pretos Velhos g1zv
13 de Maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Na religiosidade, celebra-se o dia dos Pretos Velhos 1z5059
No mês de maio, celebramos uma das entidades mais queridas da umbanda, os pretos velhos. O dia 13 de maio foi relacionado aos pretos velhos por ser a data em que a Lei Áurea foi assinada, assim marcando o fim da escravatura no Brasil. 4f5s3
Dia dos Pretos Velhos g1zv
A umbanda possui diversas linhas espirituais. Desse modo, cada uma com características próprias e cheias de história. Por exemplo: os baianos, que são associados ao povo nordestino, principalmente aos imigrantes; os caboclos, que são a pura representação do povo indígena brasileiro; e os pretos velhos, que se manifestam como velhos africanos viventes nas senzalas.
A relação com a escravatura 27n5z
Pretos velhos são espíritos de luz, bondosos e acolhedores, pacientes e calmos, nos trazem sempre uma palavra de amor e sabedoria. São espíritos de alta elevação espiritual, seus nomes estão relacionados à região em que viveram ou até mesmo à sua área de atuação espiritual, como Congo, Angola, as Matas e as Senzalas.
Por terem vivido num período de grande dificuldade, em que a escravidão os sacrificava a viver uma vida de tristeza, dor e renúncia, os pretos velhos nos ensinam que a vida é um grande aprendizado. Além disso, nos fortifica com sabedoria diante das amarguras da vida, as palavras de esperança são o grande princípio dessas entidades.
O plano espiritual r51n
São negros que utilizam em sua vestimenta branca a característica da simplicidade da época. Chapéu de palha para proteger dos fortes raios solares e do sereno da noite, lenços, cachimbo natural, bengala de galho de árvore e sempre descalços, representando a humildade.
Seu material de trabalho são as ervas, principalmente a arruda e guiné, símbolos da limpeza espiritual e da saúde. Usam ainda o terço para representar a fé e a devoção, a fumaça dos cachimbos para defumar e trazer o equilíbrio mental e o e (gestos em cruz e estalos de dedo em volta do corpo do consulente que simboliza o benzimento, a purificação e a proteção espiritual).
A reverência aos pretos velhos é muito forte no Brasil. Diversas são suas oferendas, desde o tutu de feijão, com farinha, couve e ovos (comida típica dos escravos) e a comida típica da fazenda, como bolo de milho e fubá, milho cozido, tapioca. Sua bebida predileta é o café, vinho e até mesmo o marafo (cachaça). Velas na cor metade preta e metade branca, incensos e flores do campo também são utilizados em suas oferendas.
Benzimento e ervas 25294a
Suas ervas são as utilizadas no benzimento, como: Arruda; para afastar o olho gordo; Guiné, para atrair a cura e Alecrim; para trazer sabedoria e felicidade. Elas são utilizadas desde o banho ou adas no corpo através da bateção de folhas (ritual em que ervas frescas são batidas no corpo do consulente a fim de afastar maus espíritos).
Suas cantigas e pontos cantados contam a história de um povo sofrido e cheio de sabedoria. São cantigas que lembram o tempo do cativeiro, das caminhadas pelas matas, do culto aos santos, das forças da natureza e da prática da mandinga.
Rituais g5f3s
Um simples ritual para se conectar com esses sábios espíritos é: ofereça num prato de louça branco, de ágata ou numa folha de mamona um pouco de pipoca frita no dendê, um pedaço de bolo de fubá. Em seguida, acenda uma vela palito branca. Então, coloque uma cuia com café ou vinho tinto e acenda um cigarro de palha, peça bênçãos aos pretos velhos fazendo a seguinte reza:
Salve, sagrados Pretos Velhos, guias de luz e sabedoria! Com humildade, peço vossa proteção, vossa paz e vosso conselho. Que vossas palavras sejam consolo, que vossa força seja ânimo, E que vossa luz ilumine meu caminho, afastando toda sombra e temor. Que eu possa aprender com vossa paciência, amor e simplicidade. Saravá, meus velhos! Que vossa bênção esteja sempre comigo. Adorei as almas. Ase.