Veterinária alerta para os riscos de cães beberem água em fontes públicas 4s2t18
Ninguém gosta de ver um cachorro com calor na hora dos eios. As altas temperaturas podem deixar o animal com sede e ofegante. Para aliviar isso, ele pode acabar recorrendo a alternativas que, embora pareçam inofensivas, oferecem riscos, como beber água direto de fontes públicas. 4sf5p
Mas por que isso é um problema? De acordo com um artigo da Texas A&M University, realizado em parceria com a médica veterinária Lori Teller, o cachorro que consome água de procedência duvidosa pode sofrer graves consequências. Entenda o motivo disso a seguir!
Por que não pode deixar o cachorro beber água de fontes públicas?
Muitos tutores podem achar que não há problema algum em deixar o cãozinho se hidratar de fontes de água que encontram nas ruas. No entanto, essa prática não é nem um pouco recomendada (mesmo que seja com a melhor das intenções) pelo risco da água parada.
"É particularmente preocupante se a tigela não for limpa regularmente ou se a água ficar parada por longos períodos de tempo", alerta a veterinária.
Conforme Teller explica, a água parada pode reter diversos agentes causadores de doenças, como parasitas, toxinas, fungos e outros agentes infecciosos. Além disso, ainda existe a possibilidade de o líquido estar contaminado com bactérias ou até mesmo material fecal, dependendo do grau de exposição da água.
É claro que nem todo lugar que disponibiliza essas fontes de água vão estar contaminados com esses agentes. Mas será que realmente vale a pena arriscar a saúde do seu amigo de…