Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como ganhar massa muscular após os 40 anos? 2n3o2c

8 mai 2025 - 09h57
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários
 Ganhar ou preservar a massa muscular vai muito além da estética
Ganhar ou preservar a massa muscular vai muito além da estética
Foto: Freepik

Com o ar dos anos, nosso corpo naturalmente a por mudanças, e uma delas é a perda de massa muscular. A nutróloga Raquel Menezes conta que a partir dos 30 anos, já começamos a perder cerca de 3% a 8% da nossa massa muscular por década, e essa perda se acelera ainda mais por volta dos 50 anos.  3f1w47

"Isso acontece por vários fatores, como a redução na produção de hormônios como testosterona e estrogênio, menor síntese de proteína muscular e também porque, muitas vezes, as pessoas am a se movimentar menos", explica.

Mas a boa notícia é que é possível ganhar massa muscular mesmo após os 40, 50 ou 60 anos. "A idade não é um impeditivo, é um alerta para cuidar mais de si. Quem pensa 'já ou meu tempo' está totalmente enganado. Com orientação adequada e disciplina, qualquer pessoa pode fortalecer seus músculos, melhorar o metabolismo e garantir mais qualidade de vida", completa a médica.

Como ganhar massa muscular após os 40? 1c1g6h

Independente da idade, a especialista diz que a combinação de alimentação adequada, suplementação quando necessário e atividade física, tanto aeróbica quanto musculação é o caminho mais eficiente para ganhar massa muscular e preservar a saúde.

"E, claro, sempre com o acompanhamento de um médico e de um nutricionista, para avaliar exames, identificar deficiências hormonais, minerais e vitaminas, e montar uma estratégia personalizada para o seu corpo. O importante é começar. O seu corpo responde ao cuidado em qualquer idade", incentiva.

Por que manter a musculatura ativa é tão importante? r2x41

Ganhar ou preservar a massa muscular vai muito além da estética. A especialista ressalta que músculo é saúde. "Ele protege ossos, articulações, melhora o equilíbrio, aumenta a disposição, protege o cérebro, previne quedas e garante mais independência para realizar as atividades do dia a dia", diz. 

Além disso, exercícios de força ajudam também na memória, no controle de doenças como diabetes e na longevidade

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade