Por que o Gatorade é proibido em alguns países da Europa?
O Gatorade é um isotônico bastante consumido para repor eletrólitos, principalmente durante e após a atividade física intensa. O que pouca gente sabe é que a bebida é proibida em alguns países da Europa - como a Noruega e a Áustria - por apresentar riscos à saúde devido aos aditivos presentes entre os ingredientes.
O nutricionista Toni Brito detalhou mais sobre isso em uma públicação feita em seu perfil do Instagram, essa semana. Esse isotônico contém aditivos como:
- Corantes artificiais (como o amarelo tartrazina – E102)
- Óleo vegetal bromado (BVO)
"Essas substâncias estão associadas a diversos problemas de saúde. Estudos indicam que o Óleo vegetal bromado (BVO) pode se acumular no corpo e afetar negativamente a tireoide, fígado e sistema nervoso. A FDA dos EUA propôs a revogação do status de segurança do BVO devido a esses riscos", escreveu o especialista na legenda.
Em relação aos corantes artificiais, o especialista disse que pesquisas mostram que corantes como o amarelo tartrazina podem causar reações alérgicas e estão associados a problemas de comportamento em crianças, como hiperatividade.
"Na União Europeia, essas substâncias são proibidas ou rigorosamente controladas pelo princípio da precaução, visando proteger a saúde pública", completou. Por fim, o profissional lamentou porque no Brasil, esses ingredientes ainda são permitidos.