Agentes de IA, computação quântica e 6G: 5 temas que serão discutidos no Summit Tecnologia Estadão r3i2z
Evento que fala das inovações do presente e do futuro acontece em 14 de maio e faz parte das comemorações dos 150 anos do jornal 1864e
Agentes autônomos de inteligência artificial (IA), computadores quânticos, redes 6G e moedas digitais emitidas por bancos centrais. Os assuntos parecem saídos de séries de ficção científica, mas estão mais próximos do que nunca. O impacto no presente dessas tecnologias e como negócios, governos e sociedade devem se preparar para elas estarão no centro das discussões do Summit Tecnologia e Inovação Estadão, que acontece no dia 14 de maio, das 8h30 às 16h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Inscreva-se aqui. O evento faz parte das comemorações dos 150 anos do jornal. 273j5h
Para discutir os temas, que estarão divididos em painéis, entrevistas e palestras, o summit reunirá representantes de gigantes da tecnologia, como Amazon, Google e IBM, além de nomes como Itaú, Revolut, Huawei e Nokia. Nomes do mundo acadêmico, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Goiás (UFG), do setor público, como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Agência Nacional de Telecomunicações e do terceiro setor, como Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), se juntam para apresentar olhares distintos sobre as novas tendências tecnológicas.
Veja abaixo os cinco temas que serão apresentados no Summit.
Inteligência artificial 4u2w53
Dois anos depois da explosão do ChatGPT e da IA generativa, ainda há muitas dúvidas sobre como a tecnologia pode impactar negócios e trazer valor para empresas. O summit vai destrinchar em quais áreas e mostrar casos de sucesso do uso de IA. Anderson Soares, coordenador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG, vai falar sobre as parcerias entre empresas e universidade na busca por soluções aplicadas.
Recentemente, o Itaú anunciou um centro de pesquisa para IA e tecnologias quânticas e Roberto Frossard, diretor de tecnologias emergentes do banco, vai detalhar os investimentos em pesquisa da instituição.
Outra palestra aguardada é a de João Moura, fundador da startup CrewAI, que vai tratar do tema mais quente do momento em inteligência artificial: agentes de IA, sistemas avançados de automação que prometem ganhos de eficiência e produtividade. A possibilidade de automatizar partes inteiras de empresas rendeu à CrewAI um aporte de US$ 12,5 milhões no fim de outubro de 2024. A rodada teve participação de Andrew Ng, um dos principais nomes da IA no mundo, e do Alt Capital, fundo de investimentos da família de Sam Altman, fundador e CEO da OpenAI - o empreendimento é liderado pelo irmão do executivo, Jack Altman.
Computação quântica y2w5
Computadores quânticos, máquinas ultra poderosas que prometem ser capazes de solucionar alguns dos mais complexos problemas da humanidade, parecem uma miragem enterrada nos laboratórios de universidades e empresas.
Ana Paula Appel, especialista em computação quântica da IBM, vai desmistificar o funcionamento dessas máquinas e discutir por que empresas deveriam estar pesquisando a tecnologia agora.
Tecnologia e clima 2c5b4m
Ao mesmo tempo em que promete auxiliar no combate a alterações climáticas, o setor tecnológico também é visto como um agente de impacto ambiental. Por exemplo, para cada 100 palavras geradas pelo ChatGPT, estima-se que uma garrafa de água seja consumida. Por outro lado, modelos complexos de IA podem auxiliar no monitoramento de desastres ambientais. O summit vai discutir como é possível encontrar sustentabilidade entre alta tecnologia e proteção climática.
Redes 6G 4z5h2
Desde o lançamento do 5G em 2022, o Brasil tem investido na expansão da tecnologia, alcançando diversas cidades e aumentando a base de usuários. Segundo o Ministério das Comunicações, até março de 2025, o sinal das redes de 5G já havia chegado a 895 municípios brasileiros. No entanto, indústria e governo já miram a próxima geração de redes móveis, que tem expectativa de virar realidade no fim da década.
Capacidade de conexão massiva, avanços em IA e aplicações de tecnologia imersivas são algumas das melhorias e novidades esperadas. No summit, os especialistas contam o que esperar da tecnologia e como ela pode turbinar negócios e empresas.
Futuro do dinheiro 4f2x6k
Após a popularização do pix, a inovação segue avançando pelo sistema financeiro brasileiro e promete transformar a forma como realizamos transações, armazenamos valor e interagimos com o sistema financeiro. O Drex, também conhecido como Real Digital, realizou sua primeira transação em janeiro, mas essa não será a única discussão no Summit Inovação e Tecnologia.
Para discutir os rumos do futuro do dinheiro, o evento receberá Pedro Castelar, chefe de gabinete da Presidência da CVM, Glauber Mota, CEO da Revolut no Brasil, e Fabiano Amaro, Head de Alianças & Inovação na Matera.
O Summit Tecnologia e Inovação Estadão acontece no dia 14 de maio, das 8h30 às 16h, no Unibes Cultural, em São Paulo. Confira a programação completa e inscreva-se aqui.
