Vendas de moradias usadas nos EUA têm queda inesperada em abril 203k2f
As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram de forma inesperada em abril, apesar de uma queda temporária nas taxas de hipotecas e do aumento da oferta, e podem continuar no ritmo atual em meio à crescente incerteza econômica. 2j6u5d
As vendas de moradias caíram 0,5% no mês ado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,00 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam alta para uma taxa de 4,10 milhões de unidades.
As vendas no mês ado foram as mais fracas para o mês de abril desde 2009, sinalizando um início frágil para a temporada de vendas da primavera (no Hemisfério Norte). Elas recuaram 2,0% na base anual em abril.
"As vendas de moradias estiveram em 75% da atividade normal ou pré-pandêmica nos últimos três anos", disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR.
As vendas de moradias usadas são contabilizadas no fechamento de um contrato.
As vendas do mês ado provavelmente refletiram os contratos assinados em fevereiro e março, quando a taxa média da popular hipoteca de 30 anos oscilou entre 6,09% e 6,73%, segundo dados da agência Freddie Mac.
Desde então, a taxa aumentou, chegando a uma média de 6,81% na semana ada.
As taxas hipotecárias subiram junto com o rendimento do Treasury de 10 anos, referência no mercado, em meio à política comercial agressiva do presidente Donald Trump e às preocupações com a deterioração das perspectivas fiscais do país, depois que a Moody's rebaixou a nota de crédito do governo dos EUA.
Com as vendas fracas, o estoque de imóveis usados aumentou 9,0%, para 1,45 milhão de unidades em abril.
A oferta cresceu 20,8% em relação a um ano atrás. Um excesso de oferta de moradias novas no mercado pode afastar os compradores de casas usadas. As construtoras estão cortando os preços e oferecendo incentivos para atrair clientes.
