F1: Franco Colapinto recebe punição de uma posição no grid 603v66
Piloto argentino volta para Fórmula 1 com destaque, mas recebe punição para a corrida de domingo com a Alpine 393bf
Franco Colapinto voltou para a Fórmula 1 neste fim de semana, mas a reestreia do argentino pela Alpine começou de forma conturbada. Durante a classificação, Colapinto bateu no final do Q1 e, além disso, recebeu uma punição que vai afetar sua posição de largada para a corrida de domingo. 6x262a
De acordo com documento divulgado após a audiência com os comissários, a penalidade de uma posição no grid foi imposta por uma infração cometida antes da relargada da sessão. A Alpine explicou que havia instruído o piloto a sair lentamente dos boxes, mas sem se posicionar completamente na pista. No entanto, Colapinto interpretou mal a mensagem e acabou entrando na faixa rápida antes da confirmação oficial da relargada, violando as diretrizes do Diretor de Prova.
Segundo o relatório, a equipe reconheceu o erro e afirmou que não houve qualquer vantagem esportiva, já que a sessão ainda estava no início. Tanto Colapinto quanto o representante da equipe pediram desculpas pela violação.
“O piloto entendeu mal a instrução e entrou na faixa rápida antes do horário de relargada ser oficialmente confirmado. (...) Os comissários consideram que esta infração foi inadvertida, mas exigiu a imposição de uma penalidade esportiva”, diz o documento. “Como não houve intenção e nem ganho de vantagem, a punição aplicada foi de apenas uma posição no grid.”
Os comissários ainda alertaram que casos semelhantes no futuro poderão resultar em punições mais severas.
Colapinto havia encerrado o Q1 na 15ª posição, mas com a penalidade, largará em 16º lugar na corrida deste domingo. Mesmo com o contratempo, ele segue seu retorno ao grid da F1 sob os olhos atentos dos fãs argentinos.