Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Único brasileiro na NBA: como está o desempenho de Gui Santos nos playoffs  4x1z6j

Atleta do Golden State Warriors tem conquistado espaço entre colegas de elenco 4a5n3

14 mai 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Gui Santos, único brasileiro na temporada da NBA
Gui Santos, único brasileiro na temporada da NBA
Foto: Nic Antaya/Getty Images

Gui Santos vive sua melhor temporada com o Golden State Warriors. Aos 22 anos, o brasileiro virou peça recorrente na rotação do time comandado pelo técnico Steve Kerr e já conquistou minutos nos playoffs da NBA.  4t3173

Agora, o ala vive a expectativa de ter maior tempo em quadra no Jogo 5 da semifinal da Conferência Oeste, contra o Minnesota Timberwolves. 

Assine NBA League com 25% OFF no pacote anual e assista aos jogos na hora que quiser, em português, e e a cobertura completa, documentários e todas as estatísticas em tempo real!

A série, disputada em melhor de 7 partidas, está com os Wolves em vantagem e o quinto confronto acontece neste quarta (14), às 22:30 (horário de Brasília).

Nos playoffs, Gui participou de dez jogos, somando cerca de 55 minutos. Até o momento, o ala anotou 24 pontos, pegou sete rebotes e deu oito assistências, além de três roubos de bola.

A melhor atuação até aqui foi diante do Houston Rockets, quando o brasileiro marcou sete pontos, deu duas assistências e pegou dois rebotes. 

Apesar do pouco tempo em quadra, Gui Santos tem sido muito elogiado pelos companheiros de time. Draymond Green, astro dos Warriors e um dos líderes do time, destacou o empenho do brasileiro no primeiro jogo contra os Wolves. 

“As jogadas raçudas do Gui Santos. Quantos minutos ele jogou? Três minutos? Três minutos e quarenta e três segundos. E ele estava lutando por todos os rebotes, desgastando os adversários. Foi bonito de ver”, disse Green em coletiva. 

O desempenho na temporada regular 2u6533

Durante a temporada regular, Gui teve médias de 4,1 pontos, 3,1 rebotes e 1,4 assistências. 

Além disso, o ala conseguiu atuações impressionantes, como os 16 pontos diante do Sacramento Kings, e os 19 anotados diante do Chicago Bulls. Outro feito importante foi a estreia como titular dos Warriors, na partida contra o Minnesota Timberwolves. 

O desempenho rendeu elogios de ninguém menos do que Stephen Curry, lenda da NBA e companheiro de equipe de Gui Santos. 

“Ele joga com esforço. É tudo que você pode pedir. Ele está descobrindo qual é o papel dele e como pode ajudar o time. Acho que ele é o cara que mais trabalha no time. E isso se destaca. Conforme ele vai ganhando experiência, é legal ver ele fazer algo que chamamos de "controlar o incontrolável". Ele faz isso consistentemente. Ele vai ser recompensado por isso, e o nosso time será beneficiado”, disse Curry, em coletiva após a partida entre Warriors e Wolves pela temporada regular. 

Único brasileiro na NBA 5cz4c

Menino de Brasília, Santos nasceu em Brasília, começou a jogar no CEUB e logo virou atleta do Minas. Nesse ínterim, precisou vender doces para bancar os deslocamentos até as competições. 

Desde 2022, ele é o único brasileiro a atuar na NBA, onde precisou galgar com paciência seu espaço. 

Ao ser draftado pela NBA, ou por momentos difíceis nos Estados Unidos. Apesar de falar inglês, ele falou com exclusividade ao Terra, não era fluente, e se deparou com uma cultura diferente da que vivia no Brasil. Não apenas em relação à frieza, algo que ele estranhou de imediato, mas também à forma como os americanos treinavam.

“Aqui, o jogo é mais rápido, físico. Os jogadores são bem mais atléticos, também, então o começo na NBA foi bem complicado. Mas não demorou até que eu me adaptasse, em um ano já havia aprendido o que fazer para compensar a vantagem física dos jogadores daqui”, diz.

Mesmo nos Warriors, Santos teve de ar por um longo período no banco até que as oportunidades começassem a surgir. Aos poucos, tem progressivamente conquistado mais tempo em quadra e a confiança tanto dos colegas de equipe quanto do técnico Steve Kerr. 

Fonte: Terra Content Solutions
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade