Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Paulista w5x6b

Oferecimento Logo do patrocinador

Santos tenta evitar queda na primeira fase do Paulistão pelo terceiro ano seguido 142z1j

Diante do Ituano, time da Baixada precisa de resultado positivo e conta com colaboração de rival São Paulo para avançar l134e

5 mar 2023 - 05h11
(atualizado às 05h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O Santos viveu um Paulistão de protestos, desconfiança e até de medo do rebaixamento, mas chega à última rodada um pouco mais otimista, com chance de classificação para às quartas de final, embora não dependa das próprias forças. Após ficar fora do mata-mata do estadual nas duas últimas temporadas, a equipe do litoral paulista tentará encerrar o jejum em duelo com o Ituano, marcado para as 16 horas deste domingo, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. 5s2q24

A última vez que o Santos chegou às quartas de final do Campeonato Paulista foi em 2020, ano em que acabou eliminado pela Ponte Preta com uma derrota por 3 a 1 na Vila Belmiro. Nas duas edições seguintes, flertou com o rebaixamento, não avançou e terminou na 13ª posição da classificação geral. Nesta edição, já eliminou o risco de queda, mas ainda pode sofrer a frustração de ficar fora da segunda fase.

No momento, a equipe comandada por Odair Hellmann está em terceiro lugar do Grupo A, empatada em 14 pontos com o Botafogo de Ribeirão Preto, que está acima por ter quatro vitórias contra três dos santistas. Para evitar nova frustração, o Santos tem duas possibilidades: ganhar e o Botafogo, que enfrenta o São Paulo, apenas empatar; ou somar um ponto e contar com uma vitória do rival da capital sobre o time do interior.

O Santos não perde há quatro jogos na temporada. Venceu a Portuguesa e empatou com Corinthians e Santo André no Paulistão, além de ter superado o Ceilândia na Copa do Brasil. Nessas partidas, Odair viu a equipe evoluir e mostrar maior organização, muito em razão da chegada de Lucas Lima no meio de campo.

A escalação para o jogo decisivo não deve ser muito diferente da utilizada no empate por 2 a 2 no clássico com o Corinthians, mas mudanças serão necessárias. Como Marcos Leonardo está suspenso, Rwan Seco deve ganhar uma oportunidade no ataque. Além disso, Felipe Jonatan se recuperou de dores na perna e deve voltar à lateral esquerda no lugar de Lucas Pires.

O atacante Ângelo, que sofreu um edema na coxa esquerda, tem poucas chances de ser liberado para o jogo, por isso Lucas Barbosa, autor do primeiro gol santista contra o Corinthians, deve seguir no time titular. "Independentemente do que acontecer no outro jogo, a gente vai lutar para fazer a nossa parte contra o Ituano. Vamos dar o nosso melhor. Não quero ficar com essa pressão de fazer o gol na cabeça, mas vou fazer de tudo para ajudar o time a sair com essa classificação", comenta Barbosa.

O Santos enfrentará um adversário que também joga pela classificação, ao mesmo tempo em que luta contra o rebaixamento. Terceiro colocado do Grupo C, com nove pontos, um a menos que o vice-líder São Bento, o Ituano tem a terceira pior campanha geral, acima apenas de Ferroviária e Portuguesa, os dois integrantes da zona de rebaixamento, com 8 e 7 pontos, respectivamente.

Diferentemente do adversário, o time de Itu jogou no meio da semana, em Manacapuru, no Amazonas, onde empatou por 1 a 1 com o Princesa de Solimões e avançou na Copa do Brasil. "Tivemos um jogo desgastante, uma viagem desgastante. Temos que ter a lucidez de escolher os melhores fisicamente par afazer um jogo duro com um adversário que está em busca do objetivo. Nosso principal objetivo é a permanência", comentou o treinador Gilmar Dal Pozzo.

Em caso de vitória, o Ituano se livra do rebaixamento. Já a classificação virá apenas em caso de triunfo somado a um tropeço do São Bento, que joga contra o Red Bull Bragantino na rodada final. Se empatar, terá de torcer para Ferroviária e Portuguesa não vencerem para não cair.

FICHA TÉCNICA 65683j

ITUANO X SANTOS

ITUANO - Jefferson Paulo; Raí Ramos, Rafael Pereira (Frazan), Claudinho e Mário Sérgio; Marcelo Freitas, André Luiz e Rafael Carvalheira; Paulo Victor, Rafael Silva e Yago (Gabriel Barros). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

SANTOS - João Paulo, João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan; Dodi, Rodrigo Fernández e Lucas Lima; Lucas Barbosa (Ângelo), Rwan Seco e Mendoza. Técnico: Odair Hellmann.

ÁRBITRO - Vinícius Gonçalves Dias de Araújo.

HORÁRIO - 16h

LOCAL - Estádio Novelli Júnior, em Itu.

TV - TNT e HBO Max.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade