Fisiculturista russo morre aos 35 anos após uso de injeções para crescer músculos 1r6s2r
Atleta premiado usava injeções para aumento muscular e lamentava: 'Arruinei minha carreira esportiva' 4l285j
O fisiculturista russo Nikita Tkachuk morreu aos 35 anos devido a falência múltipla dos órgãos causada pelo uso de injeções para aumento muscular, lamentando ter arruinado sua carreira esportiva.
O fisiculturista russo Nikita Tkachuk morreu aos 35 anos, em São Petersburgo, após sofrer falência múltipla de órgãos provocada pelo uso prolongado de injeções para aumento muscular. Ícone das competições de força na Rússia, Tkachuk havia recorrido ao uso de substâncias como Synthol e, segundo relatos, estava impedido contratualmente de interromper os ciclos de aplicação. i4o16
A notícia foi confirmada por sua esposa, Maria Tkachuk, também fisiculturista, segundo o The Sun. "Nikita, meu amado marido, faleceu. Os rins falharam, [ele sofreu] edema pulmonar e o coração não resistiu. Foram muitos desafios ao longo dos anos. Os recursos se esgotaram. Não há outras palavras agora, apenas choque."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Tkachuk foi internado às pressas em uma unidade de terapia intensiva com falência renal e pulmonar. Após sofrer um ataque cardíaco, foi colocado em coma induzido.
Nos últimos anos, o atleta enfrentava uma série de complicações de saúde, agravadas após contrair Covid-19. Seus pulmões foram afetados por uma doença autoimune, as pernas incharam por conta do acúmulo de cálcio, e ele foi diagnosticado com sarcoidose - condição inflamatória que atinge vários órgãos do corpo.
Nikita conquistou o título de Mestre dos Esportes na Rússia aos 21 anos, levantando 350 kg no deadlift, 360 kg no agachamento e 210 kg no supino. Mais tarde, trocou as competições pelo marketing de substâncias para hipertrofia muscular e assinou um contrato com uma farmacêutica, que, segundo ele, o impedia de parar os ciclos de aplicação de Synthol.
Em vídeos publicados há dois anos, Tkachuk dizia se arrepender profundamente do caminho que escolheu. "Eu aconselharia você a pensar de novo, pesar tudo. Não entendo... Se seu braço tem 18 ou 20 polegadas, o que isso muda na sua vida? Você vai perder muita saúde. Não vale a pena."
"Se eu pudesse voltar a 2015 ou 2016, não teria feito isso. Basicamente, arruinei toda a minha carreira esportiva. Se tivesse continuado no fisiculturismo sem as injeções, acho que estaria em um nível competitivo bem alto hoje."