Se você tiver esses hábitos enraizados em sua rotina, você será mais feliz depois da aposentadoria, de acordo com este especialista de Harvard 4b4rg
Dessa forma, teremos mais chances de sermos felizes depois de cruzar a barreira dos 65 anos. n67s
A Europa possui altas taxas de longevidade. No caso da Espanha, um dos países com maior expectativa de vida do mundo, o Instituto Nacional de Estatística afirma que, entre 2002 e 2022, a expectativa de vida ao nascer para os homens aumentou de 76,4 para 80,4 anos, e para as mulheres, de 83,1 para 85,7 anos. 3v4j4r
E tudo indica que viveremos cada vez mais, já que, em 2050, a expectativa de vida para as mulheres será de 87,5 anos e, para os homens, de 83,3. Olhando para esses números, pode parecer que está tudo ótimo, porque estamos vivendo por mais tempo... Mas também é verdade que, após os 50, a vida muda drasticamente.
Porque sim, queremos viver mais, mas também queremos viver com qualidade. De nada adianta chegar aos 85 ou 90 anos se não tivermos saúde ou bem-estar. É por isso que, a partir dos 50 anos, buscamos cuidar melhor de nós mesmos e manter hábitos saudáveis para preservar nossa saúde e qualidade de vida o máximo possível, tentando retardar os efeitos do envelhecimento.
Mas ter qualidade de vida após a aposentadoria não depende apenas de fatores como saúde ou de receber uma aposentadoria suficiente para manter nosso padrão de vida (algo especialmente importante se você é autônomo e não conseguiu contribuir como deveria). Também é fundamental buscar ser feliz na maior parte do tempo.
...
Veja também