Muquifu, único museu de favelas de MG, recebe o maior prêmio cultural do país 5z2e40
O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) recebeu a Ordem do Mérito Cultural das mãos do presidente Lula 271w2l
A Ordem do Mérito Cultural é a maior honraria oficial do gênero no país. O Muquifu, instalado no Aglomerado Santa Lúcia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das 14 instituições homenageadas, junto com entidades como Balé Folclórico da Bahia e Festival de Parintins.
O Museu dos Quilombos e Favelas (Muquifu), único do tipo em Minas Gerais, recebeu a Ordem do Mérito Cultural em cerimônia realizada no Rio de Janeiro na noite de terça-feira (20). A premiação é a mais importante do setor cultural brasileiro e foi entregue pelo presidente Lula e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. 3m1728
Foram homenageadas 111 personalidades como Fernanda Torres, Walter Salles, Rappin´Hood e Leci Brandão. E 14 instituições, como Balé Folclórico da Bahia, Festival de Parintins e o Muquifu.
Dois integrantes do Museu estiveram na cerimônia, o historiador Cleiton Gos e o padre Mauro Luiz da Silva, que deu entrevista ao Visão do Corre logo após receber a homenagem.
A articulação do padre com a comunidade do Aglomerado da Serra, ou Morro dos Papagaios, começou há 25 anos. O Muquifu foi fundado em 2012, para preservar a memória do território periférico predominantemente negro.
Na entrevista a seguir, padre Mauro conta como surgiu o Museu dos Quilombos e Favelas, como são suas instalações, os objetivos museológicos e explica o delicioso chá da dona Jovem, o ponto alto das visitas ao local.
Como começa sua história como padre na favela? 2i5a2w
Eu cheguei como padre no Aglomerado Santa Lúcia, também conhecido como Morro do Papagaio, no ano 2000. Criei imediatamente uma profunda identidade por me encontrar entre pessoas muito parecidas comigo, negros. Encontrei uma realidade de muita pobreza, tinha uma visão romântica sobre as favelas. Lembro perfeitamente do susto que levei quando cheguei.
Como surge o Muquifu? 2c1y1o
Havia uma movimentação por parte dos moradores por direitos básicos fundamentais, entre eles o direito a contar sua própria história nos museus. Com a minha formação em patrimônio, contribuí com a organização do Memorial do Quilombo. Em 2012, esse Memorial se tornou o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos.
Onde e como o Muquifu está instalado? 5h184t
Ele ocupa um espaço da Arquidiocese de Belo Horizonte que é também um templo religioso, o Oratório Maria Estrela da Manhã, que nós consideramos como Igreja das Santas Pretas. O Muquifu está ao lado, em um prédio de três andares, com as exposições, acervo, espaço istrativo, jardim e laje. São três pessoas atuando diretamente e a direção é composta por sete pessoas.
Como é constituído o acervo? 27384t
Nós temos como política não comprar, nós acolhemos os objetos que são trazidos pelos moradores de favelas, doados. A narrativa é composta por eles, nós apenas organizamos no espaço.
Você tem apreço especial por algum objeto do Muquifu? 6n6g23
Difícil selecionar, mas eu posso falar sobre um tronco de paineira que era plantada em frente à casa da dona Generosa. Derrubaram a paineira, ela ficou muito triste e pediu para fazer uns bancos com o tronco. E ou o resto da vida sentada num desses bancos. Quando faleceu, a própria família picou em vários pedaços e um está no museu. Ela fazia bonecas e era rezadeira.
O que significa ser um “museu de território”? 4s1e5f
Podemos usar a expressão museu social ou comunitário. Significa que valorizamos a cultura do aglomerado Santa Lúcia. Nosso papel é integrar esse território estabelecendo relações com o lugar, valorizamos os sujeitos e os objetos que chegam até nós, promovendo também ações educativas.
Não podemos concluir sem antes você falar do chá da dona Jovem. 2d612e
Esse chá foi organizado por um grupo de mulheres moradoras de uma das comunidades. Está totalmente incorporada à própria Capela, que é um dos pontos altos das visitas ao Muquifu. Elas também se reúnem semanalmente para rezar. É algo que acontecia na comunidade, esse grupo de mulheres se reunir para fazer chá, conversar, costurar. Nós incorporamos essa ação desde que o Muquifu foi inaugurado, há 13 anos.