Evite esses hábitos que transformam dor de cabeça em enxaqueca 3346o
4l4d2
A enxaqueca é muito mais do que uma simples dor de cabeça. Trata-se de uma doença neurológica crônica que afeta cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo considerada a segunda principal causa de anos vividos com incapacidade. 5k426x
“No entanto, o que pouca gente sabe é que essa condição pode se tornar ainda mais debilitante quando se transforma em enxaqueca crônica — um quadro em que o paciente sente dores de cabeça por 15 ou mais dias por mês, durante pelo menos três meses consecutivos. Esse agravamento está diretamente relacionado a fatores conhecidos como ‘cronificadores da enxaqueca’”, explica Tiago de Paula, médico neurologista especialista em Cefaleia pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), membro da International Headache Society (IHS) e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).
O médico explica que os cronificadores da enxaqueca aumentam o risco de evolução da enxaqueca. Entre os mais comuns estão: uso excessivo de medicamentos analgésicos ou triptanos; distúrbios do sono, como apneia obstrutiva; e consumo de cafeína ou álcool. O uso de analgésicos por mais de 10 dias por mês está diretamente associado à cronificação.