Pesquisa traz ótima notícia sobre a atuação de bibliotecas comunitárias 6a3u5
Segunda edição do principal levantamento sobre coletivos literários periféricos mapeou territórios e formas de atuação t5d5o
Pesquisa Periferia Brasileira de Letras faz um retrato da literatura nas quebradas de nove estados, além do Distrito Federal. Bibliotecas comunitárias continuam representando a principal porta de entrada para livros, conhecimento e aglutinação nos territórios com vulnerabilidade social.
A segunda edição da pesquisa Periferia Brasileira de Letras, realizada pela Fiocruz e Ministério da Cultura, mapeou 292 coletivos em nove estados e Distrito Federal, evidenciando a importância das bibliotecas comunitárias: 26% das iniciativas literárias periféricas aconteceram nelas, no ano ado. 5p16t
Segundo a pesquisa, as bibliotecas comunitárias “se destacam como um dos pilares mais sólidos e antigos de democratização do o ao livro e à leitura no Brasil”. Muitas vezes, são espaços criados e mantidos por esforços coletivos em territórios vulnerabilizados.
Além das bibliotecas comunitárias, recitais e saraus poéticos emergem como um fenômeno relevante. Representam 21% das iniciativas literárias das quebradas. Segundo a pesquisa, “são mais do que simples reuniões; são festas da literatura, onde a escrita e a leitura se tornam atos coletivos e afetivos”.
Outro dado importante é o tempo de existência dos coletivos literários. Mais da metade atua há mais de cinco anos, e um terço têm mais de uma década. Abaixo, alguns dados da Pesquisa PBL 2024: Coletivos Literários nas Periferias Brasileiras: um Retrato.
Quais estados fazem parte do levantamento? 3n663u
Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará e Distrito Federal.
Quais os temas trabalhados pelos coletivos literários? 5r5x5j
Incentivo à leitura (61%), criação literária (33%) e cultura afrocentrada (21%).
Com quem estabelecem parcerias? 142g4x
Escola pública (43%), movimentos sociais (41%) e outros coletivos (32%).
Quais as principais ações dos coletivos literários? 431jr
Sarau (36%), circulação de livros (32%) e mediação de leitura (28%).
Como mobilizam o público? 2q46m
Instagram (90%), WhatsApp (63%) e Facebook (33%).
A pesquisa completa pode ser ada AQUI.